quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A minha famíla por parte de avô materno!

"Como sempre, em toda estória... eram três irmãos, vindos da Espanha, três fidalgos, sobrinhos do Papa Luna, cujo castelo ainda existe, segundo me contou Deodato Madureira que o visitou em Andaluzia.
Brigaram com o Papa, ou por razões íntimas, aquele os remeteu para o Brasil, terra selvagem e promissora, parece-me até que com Tomé de Souza, Primeiro Governador Geral do Brasil, chegando à cidade do Salvador em 1549.

Eram os ditos fidalgos D. Rodrigo, D. Antonio (casado com a filha do Visconde Ferreira Bandeira) e o terceiro não consegui descobrir o nome. Eles se estabeleceram na cidade de Santo Amaro da Purificação, recôncavo da Bahia, banhada pelo rio Subaé.
Descendo da família de D. Rodrigo de Uzêda Y Luna, dono de uma imensa prole. Maria Joaquina de Uzêda Y Luna avó de minha mãe, casou-se com D. Francisco de Paula Almeida Couto da estirpe do Barão do Desterro e herói do Paraguai. Houve outra Irma donde descende Elmira Pimentel que se casou com um Garcia Gil Pimentel, parente bem chegado do Visconde de São Lourenço Gonçalves Martins, cujo irmão Antonio foi o padrinho do meu ascendente Sergio Cardozo.
Maria Joaquina de Uzêda Y Luna teve com D. Francisco de Paula Couto, os seguintes filhos, não vai ser colocado em ordem de nascimento, pois ainda era menina quando me relataram tudo isto e, depois se falava muito no assunto, mais eu me interessava apenas pela parte romântica existente.
Maria Odília Couto morreu em 1914 antes de eu nascer, Tia Sinhá, não me lembro o nome, mas a conheci era uma bela senhora de cabelos brancos e olhos azuis, que se casou três vezes, teve vários filhos e netos de sobrenomes Fernandes, Coutinho, Acioly, Menford e outros mais, alguns importantes, como Dr. Cerqueira Lima etc, etc.
Os pais de Maria Odilia Couto eram donos do Engenho Quissamã, na antiga Lapa ( arraial, depois distrito de Traripe e hoje cidade desmembrada de Santo Amaro, chamada Amélia Rodrigues em homenagem a uma educadora e poetisa local)Maria Odília Couto se casou com Sergio Cardozo e teve quatro filhos com ele.
Adélia Cardozo Barretto nasceu no dia 24 de julho de 1884 na Fazenda Salgado.
Alarico Cardozo nasceu no dia 28 de abril de 1886 na Fazenda Salgado.
Samuel Cardozo nasceu no dia 18 de julho
Azurah Cardozo Almeida nasceu no dia 14 de fevereiro
Sergio Cardozo nas segundas núpcias se casou com Elisa Costa (mãe Iaiá) com quem teve três filhos: Elisette, Elderico ( Tio Zoza) e Ivan que morreu pequeno.
Elderico casou com Maria José (Menininha)
Elizette Cardozo casou com Dr. Alipio Maia Gomes e teve com ele 4 filhos:
Luiz Cardozo Maia nasceu no dia 4 de abril de 1913
Francisco Cardozo Maia nasceu no dia 11 de julho de 1914
Yara Cardozo Maia nasceu no dia 7 de julho de 1915
Inah Cardozo Maia nasceu no dia 22 de outubro de 1916 – afilhada de Adélia
Yara Cardozo Maia se casou com João Brandão e teve cinco filhas : Isa, Elizete Maria, Amazonina, Yara e Auxiliadora
Origem Materna – Família Sergio Cardozo e Maria Odilia
D. Rodrigo de Uzêda Y Luna ( espanhol) radicado em Santo Amaro da Purificação pai de Maria Joaquina de Uzêda Y Luna Couto, casada com D. Francisco de Paula Couto, pais de Maria Odília Couto que teve com Sergio Cardozo cinco filhos.
1.Dinoraha e Genaro faleceram pequenos;
2.Azurah, casada com Leonel de Almeida e Silva da cidade de Feira de Santana, tiveram três filhos Ivan, Ivette e Raimundo que faleceu pequeno.
Ivan Cardozo Almeida [meu avô] nasceu no dia 18 de julho de 1915
Ivette Cardozo de Almeida nasceu no dia 5 de fevereiro de 1917
Ivan se casou com Doralice Jones [Almeida]. Tiveram duas filhas: Geisa e Thaisa Almeida Affonso.
Thaísa é casada com [Antonio] Alberto [Carvalho] Affonso que têm três filhos: Amon [olha eu aqui!!], Alan e Arany Almeida Affonso.
Ivette se casou com um português Jose de Araujo Barbosa natural de Traz Os , Montes tiveram três filhos: Ivete Margarida, Iolita, Ieda e Raimundo.
Raimundo casou com Nilza Cardozo Barbosa e tiveram três filhos: Veronica, Viviane e Adelino
Iolita se casou com Elisio Albuquerque e tiveram quatro filhos: Rejane,Roberto Ivan Laise e Luciana
3.Adélia Couto Cardozo, casada com Leôncio Barreto dos Santos, também de Feira de Santana e primo carnal de Leonel, tiveram 11 filhos somente sobreviveram a mais velha Vellêda, casada com Antonio Henriques da Rocha Pinto e Nilza Guimarães casada com Gilberto Guimarães que não tiveram filhos.
Vellêda nasceu as 1:30 da madrugada no dia 21 de agosto de 1915. Batizou-se no dia 18de julho de 1916, na Igreja de Nazaretti, distrito de Nazaré na Bahia. Foram seus padrinhos Samuel Cardozo e a professora Maria Esmeralda da Cunha e Silva.
Nilza nasceu as 6:00 da manhã no dia 22 de dezembro de 1920 na casa da rua do Socorro, 9 no Distrito de Brotas. Batizou-se na Igreja de Nazaré, foram seus padrinhos meu pai Sergio Cardozo e Eliza Cardozo minha madrasta [Lúcia Lelis].
Velleda e Antonio não tiveram filhos biológicos mas adotaram judicialmente Lucia Lelis Pinto Ribeiro, casada com Luiz Jorge Martins Ribeiro. Vellêda e Antonio Henriques tiveram duas netas. Fernanda Pinto Ribeiro e Flavia Pinto Ribeiro e duas bisnetas Maria Luiza Pinto Ribeiro de Oliveira filha de Fernanda e Felipe de Couto Oliveira, e Isis Aianai Ribeiro Antonini filha de Flavia e Pablo Alejandro Antonini.
4.Samuel Couto Cardozo, casado com Elvira Costa da cidade de Conquista, não tiveram filhos
5.Alarico Couto Cardozo, casado com Celina Genaro Ribeiro tiveram três filhos: Celina, Dalva ( morreu ainda menina) Samuel e Célia
Origem Paterna: Até onde pude [Lúcia Lelis] conhecer
Nazário Cardozo de Lavas Diamantina
José Joaquim Cardozo casado com Alexandrina Francisca de Morais Cardozo tiveram dois filhos:
Sergio Cardozo nasceu em 7 de outubro de 1858 na Fazenda Salgado, em Berimbau, municipio de Santo Amaro.Foi casado na primeira nupcia com Maria Odília e na segunda nupcia com Elisa Costa
Adélia Cardozo da Silva casada com Marechal Affonso da Silva tiveram uma única filha Alsgá"
 


Brasão da família Uzêda










Brasão da família Luna





Retirado do blog http://velledacardozobarretopinto.blogspot.com/2009/10/historico-da-minha-familia.html editado após corrreção por Amon Almeida Affonso.
 
Por Lúcia Lelis Pinto Ribeiro, a minha Tia Lucinha.

5 comentários:

  1. Amon, deixei uma mensagem pra você no orkut. Sou amiga de adolescência de Geísa, irmã de Thaísa. Por uns 20 anos não a via. Passei rapidamente hj no Matatu e a encontrei. Deixei meu telefone mas não peguei o dela. Vc pode me ajudar a entrar em contato? ela está no orkut, vc sabe? ou tem um e-mail pra que eu possa escrever para ela? obrigada.

    Glayde Lucidi

    ResponderExcluir
  2. sorry, meu e-mail: glaydemaria@hotmail.com e meu perfil no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=10102696400327167666

    ResponderExcluir
  3. Olha só!!! Botei meu nome no google e achei seu Blog!!!!!

    ResponderExcluir
  4. eu tbm sou descendente da familia uzeda luna

    ResponderExcluir
  5. Luna é espanhol? Meu sobrenome tem Luna e até hoje não sei qual é o país origem desse família.

    ResponderExcluir